3 jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa 

Não é segredo para ninguém que o Flamengo é um clube que está sempre de olho em jogadores que atuaram no exterior.

Alguns dos principais investimentos do Rubro Negro nos últimos anos foram em figuras justamente com essas características. No entanto, nem toda experiência fora do país foi marcante. Pensando nisso, separamos para você uma lista com 3 jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa.

Desde que deu início a um vitorioso processo de reformulação em seu elenco, o Flamengo tem mirado em jogadores com passagens por times de futebol da Europa.

Isso não quer dizer, necessariamente, que o Rubro Negro vai atrás de atletas que se tornaram ídolos ou apenas que deram certo jogando no exterior.

De fato, algumas das melhores contratações do Flamengo nas últimas temporadas foram de jogadores que consolidaram a sua carreira jogando na Europa.

Temos como exemplo Diego, que brilhou em times como Atlético de Madrid, Werder Bremen e Juventus, Diego Alves, que por muito tempo foi goleiro do Valência, e Filipe Luís, lateral da melhor fase recente do Atlético de Madrid.

Acontece que esses são jogadores que já chegaram no Flamengo em uma idade um pouco mais avançada, quase que em ritmo para a aposentadoria. Outros investimentos do clube, no entanto, foram em jovens atletas que voltaram da Europa com números poucos expressivos, mas que acabaram rendendo além do esperado no Brasil.

3 jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa 

Dito isso, confira 3 jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa.

Gabriel Barbosa (Gabigol)

Não há como fazer uma lista de jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa sem citar aquele que, muito provavelmente, é o maior ídolo do clube desde Zico. Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol, foi encarado por todos, desde sempre, como uma grande promessa do futebol brasileiro. Mas, curiosamente, não vingou em sua passagem pelo exterior.

Formado nas categorias de base do Santos, o jogador teve quatro temporadas com a equipe profissional do Peixe antes de ser transferido para a Europa. Foi muito bem em todos esses anos com a equipe paulista, marcando mais de 20 gols em duas temporadas e mantendo médias interessantes. 

Em 2016, Gabigol acabou sendo comprado pela Inter de Milão que, na época, também estava em um processo de “reestruturação”, visto que há tempos vivia na sombra da Juventus na Itália (mas que hoje está na final da Champions). No entanto, sua passagem pela equipe italiana acabou sendo decepcionante. Foram apenas 10 jogos e somente um gol marcado.

Na temporada seguinte, o jogador ficou sem espaço na Inter de Milão e acabou sendo emprestado ao Benfica, de Portugal. Era uma nova oportunidade na Europa, mas que novamente não rendeu o esperado. Ele disputou apenas cinco jogos com a equipe portuguesa e marcou um gol.

Depois disso, Gabigol acabou voltando para o Santos e, em seu primeiro ano de volta ao Brasil, fez logo sua temporada mais goleadora até então. Em 2019, ele é emprestado ao Flamengo e, aí sim, tem o melhor ano de sua carreira, sendo artilheiro absoluto do time e conquistando Brasileirão, Campeonato Carioca e Libertadores da América.

Pedro

Um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro, senão o melhor com nacionalidade brasileira pelo menos, também está na lista de jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa. Estamos falando de Pedro, o Artilheiro do Rubro Negro na atual temporada que, depois que despontou no cenário nacional, acabou migrando para o futebol italiano – mas ficou pouquíssimo tempo por lá.

Formado nas categorias de base do Fluminense, Pedro despontou como uma verdadeira promessa lá por 2016, quando começou a apresentar excelentes números no sub-20. No mesmo ano, então, já na reta final do Brasileirão, ele acabou subindo para a equipe profissional do Tricolor das Laranjeiras.

O fato é que Pedro nunca teve uma temporada extremamente goleadora com a camisa do Fluminense, mas sempre demonstrou ser uma grande promessa: um centroavante clássico, com muita presença de área, mas que sabe jogar como pivô e até mesmo sair do seu espaço para armar jogadas. Foi sob essas expectativas que, em 2020, o jogador acabou sendo comprado pela Fiorentina.

Quem esperava que Pedro se destacasse com a camisa do time italiano, no entanto, se decepcionou. Até porque o jogador mal teve tempo de se provar digno de destaque. Foram apenas quatro jogos com a Fiorentina em sua passagem pela Europa. Logo em seguida, ele acabou sendo emprestado justamente para o Flamengo.

E para provar que era um dos principais atacantes do futebol brasileiro, apesar da passagem apagada pela Itália, Pedro já chegou no Flamengo fazendo sua melhor temporada até então. Mesmo atuando praticamente como reserva, o jogador meteu 23 gols em 54 jogos em 2020.

Gerson

Dessa lista de jogadores do Flamengo que tiveram passagens apagadas pela Europa, Gerson é de longe o que teve mais tempo para se provar e, até mesmo, chegou a demonstrar um certo potencial – mas não a ponto de permanecer em times europeus de alto nível. Um dos principais volantes do futebol brasileiro atuou em três clubes do exterior, mas só conseguiu ter um certo destaque em um deles.

Também formado nas categorias de base do Fluminense, Gerson sempre foi visto com a promessa de ser um dos melhores volantes brasileiros de sua geração. Não à toa em 2016, apenas um ano depois de ter estreado no profissional, ele acabou sendo comprado pela Roma, que o emprestou ao Tricolor das Laranjeiras para jogar parte de 2016.

Ainda na temporada 2016/2017, Gerson vai em definitivo para Roma – e inicia sua jornada pelo futebol italiano. No segundo ano com o clube da Itália, se tornou um pouco mais estável e atingiu 31 partidas disputadas. Mas, no entanto, não foi suficiente para permanecer e acabou sendo emprestado à Fiorentina.

Pela Fiorentina, Gerson foi titular absoluto: 40 jogos disputados, três gols marcados e três assistências distribuídas. Acontece que as atuações não foram suficientes para que ele se mantivesse no clube. Em seguida, o volante acabou sendo vendido ao Flamengo, onde fez suas melhores temporadas. Depois, foi para o Olympique de Marselha, da França, onde também teve bons números, mas não permaneceu.