Consultar Requerimento INSS

Precisa consultar requerimento INSS, mas não sabe como? Continue lendo nosso artigo aprenda a utilizar o sistema do MEU INSS para consultar seu benefício.

O Instituto Nacional do Seguro Social auxilia milhares de famílias pelo país com a concessão de benefícios.

Entre os mais pedidos, é possível observar as aposentadorias, auxílios, pensões por morte, salário maternidade e muito mais.

Portanto, ao se encaixar nos requisitos trazidos pelo governo, o pensamento inicial do brasileiro é entrar com o pedido do seu benefício e aguardar ansiosamente a sua resposta. Pensando então em você e na sua comodidade, o INSS buscou uma forma de consultar o seu requerimento de forma online e bem rápida.

Para saber como esse procedimento funciona é só continuar conosco.

CONSULTAR REQUERIMENTO INSS – Passo a Passo

consultar requerimento inss
Consultar Requerimento INSS

Sem dúvidas, Consulta de requerimento do INSS é aquele serviço bastante procurado pelos contribuintes da previdência, isso porque ao começar a contribuir para a seguridade social você imagina o dia em que poderá ter uma contraprestação desse pagamento.

E quando situações que se encaixam em pedidos de benefícios ocorrem, você logo quer entrar com um requerimento para saber se possui direito.

E isso poderá ocorrer de duas formas, caso escolha a via online. Tanto pelo oficial do INSS (www.inss.gov.br) ou pelo portal meu INSS (www.meu.inss.gov.br).

Nos dois casos é preciso informar o número do seu benefício previdenciário, sua data de nascimento, o nome do beneficiário e o número do cadastro de pessoa física. Ao final, clique em “visualizar”.

Bom, fora esses, ainda existe a forma por meio presencial. Não tão usual hoje em dia nas capitais brasileiras, devido à falta de tempo dos contribuintes, mas ainda bem recorrente nos interiores do país, já que alguns ainda não possuem tanta facilidade com o meio online. Essa é uma forma não tão rápida, mas que a informação é também passada com clareza.

E por último e muito importante, é possível que você ligue para a central de atendimento da previdência social pelo número 135.

Você perguntará ao atendente como anda o seu requerimento, passando em seguidas os dados essenciais para que ele consiga visualizar sua situação. A central funciona de segunda a sábado, das 7 horas da manhã as 22 horas da noite, com base no horário de Brasília.

Caso você deseje consultar sua carta de concessão, clique aqui.

CONSULTA REQUERIMENTO PERÍCIA DO INSS

Alguns dos tipos de consulta de requerimento do INSS, é da perícia.

Nos benefícios previdenciários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é necessário, assim como nos demais, seguir uma serie de requisitos para que você possa ser contemplado com um desses benefícios.

Porém, fora esses requisitos, tem um que é de fundamental importância; a realização de perícia.

A perícia funciona basicamente como um exame realizado por médico credenciado pela autarquia federal que irá analisar o seu caso e observar se a sua incapacidade para o exercício da atividade laboral é temporária ou permanente.

Sendo de caráter temporário, o benefício aplicado e apresentado no laudo por ele será o de auxílio-doença. Porém, sendo de caráter permanente, ele indicará a aposentadoria por invalidez.

Mesmo no caso de aposentadoria por invalidez, é preciso que a cada 2 anos você refaça novas perícias para analisar como anda o seu histórico médico. Se a incapacidade tiver sido sanada, o médico constará isso no seu lado e o beneficio previdenciário é automaticamente cancelado.

Pois, apesar de ser uma aposentadoria, não apresenta caráter definitivo.

CONSULTA CARTA DE CONCESSÃO

Página para Consultar Requerimento INSS

Depois que o pedido é feito perante o Instituto Nacional, você irá para casa e aguardará uma decisão informando o status do seu pedido.

No passado, para consultar requerimento do INSS, essa decisão vinha apenas por meio de carta e daí o nome de carta de concessão.

Porém, hoje em dia, além da carta física, pode ser que você consulte a sua carta de forma online entrando no portal do meu INSS através do endereço de URL www.meu.inss.gov.br.

Já se você não tiver meios para acessar a carta online, não se preocupe, que a carta física tem um prazo de 30 dias para chegar na residência do contribuinte.

Esse prazo poderá ser um pouco estendido por conta da enorme demanda de pedidos que ocorre atualmente.

Pois bem, recebida ou visualizada sua carta de concessão, é claro analisar que são três os status que podem lá estar presentes.

Primeiro, que o seu pedido foi concedido. E você poderá ficar bem feliz, aguardando o dia do primeiro deposito bancário.

Em segundo lugar, que o seu benefício está habilitado, ou seja, ainda está passível de análise.

E por último, que o benefício foi indeferido pelo Instituto por algum motivo, por exemplo, eles observaram que você deixou de cumprir os requisitos estabelecidos ou por ausência de documentos. Nessa hipótese, é importante que você tenha conhecimento do porquê que o benefício não foi concedido. Cabendo também dessa decisão administrativa um recurso, se assim preferir.

Espero que você tenha aprendido como consultar seu requerimento do INSS de forma rápida e simples.

Para mais informações sobre o texto, mande sua pergunta para a nossa equipe que entrará em contato o mais breve possível.