Cartão de crédito clonado: saiba o que fazer e como prevenir

As fraudes e clonagens nos cartões de crédito são cada vez mais comuns, mesmo com toda a tecnologia e medidas de segurança adotada pelos bancos, operadoras de cartões e lojas, ainda é possível correr este risco. 

Caso você já tenha passado por esse tipo de situação desagradável ou deseja prevenir esse problema, reunimos nesse texto informações necessárias para que você entenda como isso acontece e saiba o que fazer para evitá-la.

O que é a clonagem do cartão

Ter um cartão clonado significa que seus dados, como nome do titular, número, data de vencimento e o código de segurança foram roubados e utilizados por outra pessoa. 

Essa situação começou a ganhar destaque quando ainda se utilizava cartões com tarjas magnéticas, que é aquela faixa preta no verso. Com a popularização dos cartões com chip, essa prática se tornou mais difícil, porém não impossível, e alguns usuários relatam que já enfrentaram esse problema.

O que fazer quando o cartão é clonado?

Quando o seu cartão é clonado, provavelmente você receberá notificação de compras ou operações que não foram realizadas ou autorizadas por você, a mesma coisa quando sua fatura é analisada e você percebe que muitas contas presentes ali não são suas. 

É necessário estar atento, e caso tenha certeza que as contas não tenham sido feitas por você ou por alguém a quem você emprestou o cartão, siga imediatamente esses passos:

  1. Bloquei o seu cartão;
  2. Entre de imediato em contato com o banco ou operadora responsável pela administração de suas transações. A comunicação com o banco ou operadora do cartão, bem como a realização de um boletim de ocorrência, são ações a serem tomadas com urgência! 

É necessário que neste caso, antes de cancelar o cartão,  você tenha certeza e reconheça que aquelas contas não são suas de fato. 

Muitas confusões acontecem porque as pessoas não identificam corretamente o nome do estabelecimento em que realizou alguma compra – uma situação comum porque o nome de uma loja pode aparecer diferente na fatura do cartão – ou porque compras foram realizadas em aplicativos de jogos por crianças, por exemplo, e até mesmo com a assinatura de serviços de streaming para músicas, séries e filmes.

Onde o cartão pode ser clonado?

É importante que você saiba que a clonagem de um cartão de crédito pode acontecer das mais variadas formas, e nos mais diversos lugares, observe quais são as mais comuns:

  • Compras em lojas virtuais: a cada dia que passa, as práticas de clonagem a partir de lojas virtuais crescem e se tornam mais sofisticadas. Caso seu cartão tenha sido roubado por alguém, essa pessoa possui todos os dados necessários para a efetivação de uma compra na internet;
  • Clicar em links duvidosos na internet pode direcioná-lo para falsas páginas que utilizam o nome de grandes marcas, ou ocasionar roubo de informações;
  • Cadastrar e divulgar seu cartão em aplicativos, mensagens, sites suspeitos ou redes sociais que não são seguros e confiáveis pode acarretar a perda de dados, essa situação é comum principalmente porque essa prática se tornou rotineira, e muitas pessoas nem percebem que podem se tornar vítimas nesses casos;
  • Ficar desatento ao entregar o cartão para outras pessoas, não é raro ter o cartão fotografado, ou ter os dados copiados por gente mal intencionada;
  • A falsificação de máquinas de cartões e caixas eletrônicos, que ao invés de realizar a operação desejada por você, são usados para o roubo de dados e senhas.

Medidas para evitar que seu cartão seja clonado

Muitas pessoas negligenciam, ignoram ou não sabem que medidas simples e um pouco de atenção podem evitar muitas dores de cabeça ocasionadas pela clonagem de cartões de crédito, por isso reunimos uma lista de ações e cuidados que podem prevenir esse problema. Veja:

  1. Quando for realizar uma compra ou transação online, verifique se o site é seguro, leia comentários, faça uma breve pesquisa para ter a opinião de outros usuários e qual a reputação do site, como por exemplo a  Amazon é um site seguro para realizar compras online;
  2. Se a oferta e o desconto de produtos que você deseja comprar for muito baixa, desconfie! Muitas pessoas animadas com os baixos preços acabam se empolgando e não percebem que podem estar sendo vítimas de uma fraude, esse truque é um dos mais comuns e utilizados;
  3. Não poste seus dados em redes sociais, nem os envie por aplicativos de mensagem;
  4. Guarde seu cartão sempre em um local seguro e nunca junto com a senha. O ideal é que você a memorize, e caso tenha sido furtado, roubado, ou perdido, ligue imediatamente para a operadora do seu cartão de crédito.
  5. Evite usar senhas óbvias como data de nascimento, números repetidos ou sequenciais;
  6.  As senhas dos cartões devem ser utilizadas apenas em compras físicas, nunca em compras virtuais. Quando você realiza uma compra virtual, os dados solicitados geralmente são o número do cartão, o código de segurança e a data de vencimento.

Agora você já sabe como se prevenir e o que deve fazer se tiver seu cartão de crédito clonado. Estar protegido e seguro deve ser sempre prioridade.