O marketing por email pode ser o melhor amigo de uma empresa. Pode ajudá-lo a manter contato com os clientes, oferecer ofertas especiais e atualizá-los sobre novos produtos.
Saber como lançar uma campanha de email marketing eficaz é crucial para o seu sucesso. As informações e dicas deste artigo podem ajudá-lo a criar uma campanha de marketing por e-mail feita sob medida para sua empresa.
Certifique-se de obter permissão de qualquer assinante antes de decidir enviar um e-mail. Se você está enviando e-mails que são considerados spam, as pessoas podem não levar você muito a sério. Em alguns casos, os destinatários ficarão tão irritados que podem interromper o relacionamento com você.
É muito comum que as pessoas visualizem a Internet com telefones celulares em vez de usar um computador de tamanho normal.
Sendo esse o caso, você deve fazer com que a largura de qualquer e-mail que você enviar seja facilmente visualizada pelo telefone celular. Você também deve fazer o mesmo com sua página de destino.
Coorde suas campanhas
Seus esforços de marketing por e-mail fornecerão os melhores resultados quando você os coordenar com o restante de sua campanha de marketing.
Não trabalhe contra você mesmo duplicando desnecessariamente seus esforços em vários canais de marketing diferentes. Certifique-se de que o uso de e-mail, mídia social e locais tradicionais sejam todos projetados para funcionarem bem em conjunto.
Independente do seu nicho, seja uma imobiliária para venda de apartamentos, clínicas ou até mesmo um negócio online, faça suas campanhas de e-mail e analise as métricas.
Quanto mais escolhas você permitir que os clientes façam, melhor funcionará o marketing por e-mail. Os assinantes devem ter a opção de selecionar quantos e-mails desejam receber, quando os recebem e quantas informações desejam fornecer.
Quando seus clientes sentirem que estão de alguma forma no controle do processo, eles ficarão muito mais satisfeitos.
Seja objetivo
Para obter o máximo de cada e-mail enviado, tente concentrar cada mensagem em uma única mensagem clara e concisa. Seus leitores devem saber o que você está tentando dizer nos primeiros segundos de leitura da mensagem. Dê a eles uma frase de chamariz clara e à qual eles possam responder facilmente.
A cor é importante, mesmo quando se trata de e-mail! Suas mensagens de e-mail devem ter um esquema de cores consistente que seja profissional e fácil de ler.
Isso é especialmente importante quando você começa a criar mensagens mais avançadas e ricas em HTML. Se você não tem certeza sobre como fazer suas próprias seleções, um pouco de pesquisa na Internet pode indicar esquemas de cores excelentes.
Para melhorar suas taxas de leitura de e-mail, ofereça aos assinantes a opção de ver seus boletins informativos em texto simples ou HTML.
Muitas empresas enviam seus e-mails em apenas um formato, desencorajando seus leitores menos experientes em tecnologia ou, alternativamente, decepcionando os leitores que esperam uma apresentação mais dinâmica. Oferecer todas as newsletters em ambos os formatos torna-as mais acessíveis.
Construa sua própria lista de e-mails
É significativamente mais eficaz construir sua própria lista de e-mail para marketing por e-mail do que comprar uma lista ou adquirir os serviços de uma agência de marketing digital que tenha suas próprias listas.
A razão para isso é que todos que enviam seus endereços de e-mail para fazer parte de sua lista estão interessados nos serviços ou produtos que você tem a oferecer. É muito mais provável que essas pessoas sejam receptivas ao seu e-mail.
Você não quer alienar um bom cliente apenas para manter sua base de e-mail alta. Por esse motivo, você deve sempre fornecer aos leitores uma maneira fácil e óbvia de cancelar a assinatura.
Para colocar uma fresta de esperança nos pedidos de cancelamento de assinatura, pergunte constantemente aos leitores por que eles desejam cancelar a assinatura e use essas informações para melhorar a experiência para futuros leitores.
Conte uma história com sua campanha de marketing por e-mail
Você deve pensar em como atrair a atenção dos leitores. Qual a melhor forma de chamar a atenção deles do que contar uma história que envolva sucesso em seu nicho de negócios. Isso os deixa intrigados e dá a você a oportunidade de conseguir novos clientes.
Não se meta em problemas por não obter permissão. Isso é spam e você pode ser penalizado por isso, bem como ter todos os seus e-mails recusados, o que pode prejudicar o seu negócio de forma irrevogável. Ao obter permissão para usar o e-mail marketing, você estará criando relacionamentos positivos com clientes que sempre voltarão.
É fato que o marketing por e-mail pode ser uma das melhores maneiras de manter contato com os clientes, oferecer-lhes promoções especiais e mantê-los informados sobre novos produtos nos quais possam estar interessados. Use as dicas e técnicas do artigo acima para ajudá-lo a lançar sua campanha de e-mail de sucesso.